Ronda no Bairro é apresentado como referência durante encontro em Alagoas

O Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, foi destaque mais uma vez como case de sucesso em segurança pública – agora no Congresso e Expo “Cidades e Gestores”, organizado pela Associação dos Municípios Alagoas (AMA) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento aconteceu de 12 a 15 de deste mês, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Com o tema “Violência Urbana X Ronda no Bairro: a estratégia que deu certo”, representantes do programa abriram a manhã de debates do eixo Segurança, no sábado (14), apresentando toda a filosofia de atuação do Ronda no Bairro, sob a mediação do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Lima Júnior.

Em sua fala, o secretário destacou a forma como o programa, que está prestes a completar dois anos de trabalho, já conquistou a população e tem contribuído para a redução da violência na capital alagoana, especialmente em relação aos assaltos a coletivos, antes muito frequentes em áreas como a do bairro Jacintinho, em Maceió, onde atua desde a sua estreia, no dia 4 de janeiro de 2018.

“Hoje em dia chegamos a ter meses sem nenhum registro de assalto a coletivo nas áreas onde o Ronda no Bairro atua. Nós já temos vários pedidos de implantação do Ronda no Bairro em municípios do interior do estado e em outros bairros da capital. Um programa como esse demonstra o seu sucesso quando todo mundo quer. E os convites para falar sobre o Ronda já tem se estendido a outros estados, provando que ele tornou-se, inclusive, referência a nível nacional”, pontuou.

Além do Programa Ronda no Bairro e do secretário Lima Júnior, palestraram no eixo Segurança o Promotor de Justiça e Diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques, e a Major Danielle Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

Ascom – 16/12/2019

Fechar