Obras de mobilidade urbana beneficiam cerca de 300 famílias na Grota Antares, em Maceió

Há cerca de dois anos, moradores da Grota Antares lidavam diariamente com a precariedade em mobilidade urbana, infiltrações e buracos que atrapalhavam seu cotidiano. Com a chegada do Vida Nova nas Grotas, as melhorias mudaram o panorama da comunidade, trazendo benefícios para cerca de 300 famílias residentes no local.

A comunidade foi contemplada com 340 metros de escadarias e mais de 900 metros de corrimão. Além disso, foram realizados mais de 180 metros de canaletas e 180 metros de muros de contenção que garantem mais segurança aos moradores, principalmente em períodos chuvosos.

Para dona Silvania Nascimento, moradora da Grota Antares, o programa foi de grande importância para a garantia do bem-estar e segurança à família. “Quando começava a se formar nuvem de chuva no céu, começava também meu desespero. As chuvas infiltravam e faziam buracos no muro do lado da minha casa e eu ficava preocupada, porque tenho um filho com necessidades especiais. Eu tive que ir morar de aluguel em outro lugar e só pude voltar a morar aqui depois das obras que trouxeram mais segurança”, contou a moradora.

O programa já alcança 53 grotas e irá contemplar até 2022 cerca 300 mil moradores de grota espalhados por toda a capital alagoana. Segundo o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o objetivo é chegar a todas as grotas de Maceió. “Mais da metade da população das grotas já foi contemplada com o programa. Isso se dá porque começamos com as comunidades mais populosas. Estamos ampliando o programa, que está em uma nova etapa, incluindo parques lineares, que darão mais opções de lazer para os moradores das grotas”, ressaltou o secretário.

O Vida Nova nas Grotas é um programa executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que leva melhorias de mobilidade urbana às grotas de Maceió, além de promover desenvolvimento e inclusão social nas comunidades com a prestação de serviços, oficinas e palestras. O programa é realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), possui reconhecimento internacional e foi um dos vencedores do concurso Gobernarte 2019: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ascom – 09/12/2019

Fechar